PROCONS ESTADUAIS FISCALIZAM REVENDAS COM OPORTUNISMO POLÍTICO

5 de abril de 2020, às 11:40

Procons de diversas regiões do país estão fiscalizando as Revendas de Gás de Cozinha por suspeitas de práticas abusivas nos preços do Gás de cozinha.
Entendemos que pode sim haver empresários oportunistas neste difícil momento que estamos passando, mas não podemos generalizar e condenar um segmento de utilidade pública, que não parou um dia se quer por conta da pandemia, mesmo diante dos riscos de contaminações, falta de EPIs para proteção, lutando na base da água e sabão por não encontrar se quer álcool gel para higienizar as mãos,  esses “Deveriam ser reconhecidos como heróis e não serem esculhambados por políticos oportunistas de TV”.
Desde 2002, vigora no Brasil o regime de liberdade de preços em toda a cadeia de produção, distribuição, revenda de combustíveis e derivados de petróleo. Isso significa que, não há qualquer tipo de tabelamento nem fixação de valores máximos e mínimos, ou qualquer exigência de autorização oficial prévia para reajustes.
“Os preços são livres, regulado pelo mercado, não há tabelamento!”

Vale ressaltar que não somos contra as denúncias de preços abusivos aos orgãos de proteção aos consumidores, somos contra o sensacionalismo criado por políticos, como foi o caso do Governador Dória de São Paulo e o deputado federal Celso Russomanno. Essa classe não merece ser tratada assim!

É lamentável que o oportunismo político tem sido o objetivo principal das operações!

 

José Luiz Rocha- Presidente da Abragás